terça-feira, 3 de maio de 2011

Aliança de casamento no dedo anelar: por quê?



O mês de maio é o mês das mães, de Maria e das noivas, ou seja, um mês dedicado às mulheres muito imporantes! Então resolvi postar algo relacionado ao casamento...

Você sabe por que se usa a aliança na mão esquerda?
E você sabe por que a aliança é usada no dedo anelar (o quarto dedo)?

Bom, então vamos entender:

A aliança é um anel que simboliza o compromisso e grande afeto entre duas pessoas; costume este, que surgiu entre os gregos e romanos a muuitos anos atrás. Os romanos por sua vez, acreditavam que no dedo anelar da mão esquerda passava a veia d'amore, que estava diretamente ligada ao coração. Eis o motivo de usá-la na mão esquerda.

Agora, por que se usa no dedo anelar??

Vejamos uma linda lenda chinesa que explica isso...


Os polegares representam os pais.
Os indicadores representam teus irmãos e amigos.
O dedo médio representa a ti mesmo.
O dedo anelar (quarto dedo) representa o seu cônjuge.
O dedo mindinho representa teus filhos.
Agora junta tuas mãos palma com palma, depois, une os dedos médios de forma que fiquem apontando a ti mesmo, como na imagem....(os terceiros dedos - os dedos médios - ficam curvados para baixo)


 


-Agora tenta separar de forma paralela teus polegares (representam teus pais), você vai notar que eles se separam porque teus pais não estão destinados a viver contigo ate o dia da tua morte, una os dedos novamente.
-Agora tenta separar igualmente os dedos indicadores (representam teus irmãos e amigos), você vai notar que também se separam porque eles se vão, e tem destinos diferentes como se casar e ter filhos.
-Tente agora separar da mesma forma os dedos mindinhos (representam teus filhos) estes também se abrem porque teus filhos crescem e quando já não precisam mais de nos,se vão, una os dedos novamente.
-Finalmente, tente separar teus dedos anelares (o quarto dedo que representa teu cônjuge) e você vai se surpreender ao ver que simplesmente não consegues separá-los.
Isso se deve ao fato de que um casal está destinado a ficar unido até o último dia da sua vida e é por isso que o anel é usado neste dedo.



CURIOSIDADES:

- Antigamente a aliança era sinal de que o homem tinha a propriedade da mulher, como uma compra, então nenhum homem poderia cobiçá-la...
- Perder a aliança naquela época, poderia significar perder o marido também...




Que bom que não somos mais vistas como propriedade (pelo menos é assim que deveria ser).
Mas já pensou se também se perdesse o marido e / ou a mulher por causa da aliança?!
*Eu acredito que a aliança tem que estar muito mais na cabeça, nas atitudes e no interior de cada um do que visível... que muitas vezes, nada quer dizer... É preciso que haja uma perfeita harmonia dentro e fora dos casais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário