sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Erros mais comuns na Língua Portuguesa Falada/Escrita


Erros mais Comuns na Língua Portuguesa Falada/ Escrita

Você já ouviu alguém dizer: Nós vamos estar retornando a sua ligação?
Já leu "Para MIM fazer" , "DERREPENTE" e "MENAS"?


Acho que todo mundo já viu, ouviu ou já cometeu alguns errinhos, não é mesmo? É humano, claro. 
Mas, querer aprender a escrever/falar corretamente, é mais humano ainda!!
Vamos conhecer os mais comuns e evitá-los!



Os erros abaixo são alguns mínimos dentre os INÚMEROS que vemos e ouvimos nos diversos meios de comunicação (televisão, rádio, jornais, revistas) e também nos deparamos com eles bem próximo de nós, ou em nós mesmos... 

Então enumerei alguns que considero "piores" e os que constantemente vemos e ouvimos. 
Não quis explicar gramaticalmente os porquês, pois são pouquíssimas as pessoas os que memorizam conceitos. Então vamos ver na prática. O importante é tentar eliminá-los de forma rápida e objetiva de uma vez por todas

Você pode me ajudar a mudar esse cenário? Porque acho que eles também te incomodam...

Pra começar, tente corrigir o erro contido nas 15 frases abaixo:

1) Pega 'aquilo' para mim fazer / escrever / limpar / comprar/usar.
2) Espero que ele esteje melhor.
3) Desejo que você seje mais feliz.
4) Gostaria de te conhesser.
5) Eu estava tomando banho, derrepente o telefone tocou.
6) A gente vamos fazer uma festa.
7) Nós vamos estar ligando amanhã para dar a resposta.
8) A festa será às 1h (uma hora).
9) Horário: 13hrs / 13hs / 13hors.
10) O horário de atendimento é das 10h hás/ás/á 16h.
11) Eu vou se vestir.
12) Compareça apartir das 14h.
13) Eles chegaram/iniciaram amanhã.
14) Hoje vai chove. 
15) Junior, faça menas bagunça por favor!

Alguns erros são visivelmente encontrados. Até parece que ele diz: Olha eu aqui!!!. 
Outros pode ser que estejam escondidos... mas vamos desvendar os benditos!!



CORRIGINDO



1) Pega 'aquilo' para mim fazer / escrever / limpar / comprar/usar.
O correto é para EU fazer, EU escrever, EU limpar, EU comprar, EU usar. E ponto final.

2) Espero que ele esteje melhor.
O correto é "que ele ESTEJA melhor". 'Esteje' não existe, está totalmente errado.

3) Desejo que você seje mais feliz.
É o mesmo caso de "esteje". O correto é "SEJA mais feliz."

4) Gostaria de te conhesser.
O correto é CONHECER. Já vi também "conheÇer" - está péssimo. Não existe "Ç" junto com as letras "E e I". 

5) Eu estava tomando banho, derrepente o telefone tocou.
O correto é DE REPENTE. Se escreve separado.

6) A gente vamos fazer uma festa.
O correto aí é " A gente VAI fazer a festa" ou então dizer "Nós VAMOS fazer a festa". "A gente vamos" está péssima.

7) Nós vamos estar ligando amanhã para dar a resposta.
Esse monte de verbo é pura ilusão de quem pensa que é bonito e chique. É horrível.
O correto seria: "Nós vamos ligar amanhã" ou "nós ligaremos amanhã" ou "Amanhã a gente liga para a senhora", "nós ligamos para a senhora amanhã". 
Economizem nas palavras e aí sim, ficará perfeito e bonito.

8) A festa será às 1h (uma hora).
O correto é à 1h. Porque é só uma hora. A partir das 2h se usa Às 2, 3, 4, etc. A frase "às 1h" soa péssima (asuma).

9) Horário: 13hrs / 13hs / 13hors.
Cada um inventa uma coisa na hora de abreviar a hora depois do número. Mas o correto é muito simples. Coloque apenas H. Então 13h/ 24h/7h. É estranho pensar que inúmeros lugares públicos há esses erros, e a forma correta é tão simples. Alguém escreve "o carro está andando a 100 kms/kmts/kmtros/kmtrs etc? É porque a abreviatura de Kilômetro é apenas km. E é a mesma coisa que acontece com a hora.

10) O horário de atendimento é das 10h hás/ás/á 16h.
Para começar, os acentos acima não existem em português: hás (essa palavra não existe), ás, á.
O correto entre horas, é usar crase. Então o correto é das 10h às 16h. Sempre entre horas haverá crase. Então não use mais 'ás e as'.

11) Eu vou se vestir.
O correto aí é "vou ME vestir". Quem vai SE vestir, é "ele, ela, o João, a Maria, o Joaquim". Alguém fala por uma acaso "eu SE chamo"? Acho que não né?! Quer dizer, tomara que não!

12) Compareça apartir das 14h.
A palavra riscada se escreve se-pa-ra-da. Então o correto é "a partir".

13) Eles chegaram/iniciaram amanhã.
É muito comum as pessoas quererem dizer o futuro, usando um verbo no passado, como no exemplo acima.
Mas o correto é "Eles chegaRÃO amanhã". Se fosse no dia anterior, aí sim seria "Eles chegarAM ontem" (soa como chegÁram), é um verbo no passado.

14) Hoje vai chove. 
A palavra riscada soa "chóve" que ficaria ótima na frase: Hoje não chove mais.
E o correto é "choveR". Hoje vai chover (soa chovêr).

15) Junior faz menas bagunça por favor!
Minha gente, não existe MENAS. Sempre será MENOS. A palavra "menos", todo mundo usa bem! "Põe menos sal, por favor". Agora, muita gente fala: quero menas comida, menas água, menas palavras, menas coisas, etc. Repito, não exite MENAS. Será sempre menos. Pode soar estranho para quem não está acostumado, mas é o certo, então acostume-se com: menos comida, menos água, menos palavras, menos coisas, menos meninas, etc. Não é difícil se acostumar, não é mesmo?

Bom, é isso. São apenas algumas dicas de alguns equívocos praticados na fala e outros na escrita.
São simples de corrigir, não são? Então se corrija se ainda cometia alguns desses erros, e ajude um amigo. Acredite, as palavras podem elevar sua posição no trabalho, ou então não te dar trabalho. É muito sério isso. Já presenciei vários casos. Vários mesmo. 


Busque um livrinho de bolso (pocket) para ficar com você. Deixe no seu trabalho, na sua bolsa, para consultar sempre que precisar. Às vezes precisamos tirar alguma dúvida...

Você encontra esse tipo de livro facilmente em livrarias, bancas de jornais, sebos a um preço bem em conta (em média 10,00). O Prof. Pasquale, Prof. Sergio Nogueira, dentre outros tem inúmeras coleções. E algumas vem até com videoaula em DVD, livrinhos de exercícios, são bem interessantes.
Outra dica, é baixar um aplicativo para seu celular, busque pelas palavras:

- Guia de ortografia;
- Nova ortografia da Língua Portuguesa;
- Dicionário da Língua Portuguesa;
- Conjugador de verbos;
- Guia de acentuação;
etc.


Numa emergência, será bem útil, onde quer que esteja. (estejA - sem o "e")

Boa sorte e conto com a sua colaboração!


Quais foram os piores erros de português que você já viu ou ouviu? Algum em mídia nacional? Cometida por algum famoso? Compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário